Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (10) no Brasil; pessoas vivendo com HIV podem se vacinar

Rodrigo Hilario
Rodrigo Hilario

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (vírus da gripe) começa nesta segunda-feira (10) em todo o Brasil. Segundo informe técnico do Ministério da Saúde, o objetivo é imunizar ao menos 90% dos 81,8 milhões de brasileiros que fazem parte dos chamados grupos prioritários, formados por aqueles que têm maior risco de desenvolver um quadro grave pela doença.

A proteção é importante para evitar justamente as hospitalizações e óbitos pela gripe em meio ao avanço da disseminação do vírus que ocorre sazonalmente com a chegada do inverno, em junho. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente entre 5% e 10% da população mundial é infectada pelo Influenza — e até 650 mil pessoas morrem. No Brasil, em 2022, foram 10,5 mil internações e 1.430 óbitos associados à doença.

Até o dia 31 de maio, os brasileiros com maior risco de agravamento, listados abaixo, podem buscar um posto de saúde para receber o imunizante. Chamado de trivalente, e produzido no Instituto Butantan, em São Paulo, ele protege contra as três principais cepas do vírus: Influenza A/H3N2, Influenza A/H1N1 e Influenza B/Victoria. Para aqueles que recorrerem à dose oferecida na rede privada, há ainda a proteção contra a variante B/Yamagata junto às anteriores.

Leia mais AQUI