Mulheres empoderadas são mulheres saudáveis
SÃO PAULO, BRASIL (7 de março de 2024) – No Dia Internacional da Mulher de 2024, a Aids Healthcare Foundation (AHF) junta-se a milhões de mulheres na América Latina e no Caribe no desafio de alcançar a segurança, a igualdade e o pleno respeito pelos seus direitos.
Embora tenha havido avanços políticos, culturais e econômicos para que as mulheres acelerem o acesso aos seus direitos, ainda há muito a fazer. De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), as mulheres e as meninas representam um número desproporcional de pessoas que vivem com o HIV em todo o mundo. Em 2022, 4.000 meninas e mulheres jovens entre 15 e 24 anos contraíram o vírus a cada semana em todo o mundo.
As mulheres têm maior probabilidade de enfrentar a pobreza, níveis mais baixos de educação e piores resultados de saúde, e as meninas que sofrem violência de gênero correm maior risco de contrair o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aproximadamente 18% das meninas na América Latina e no Caribe sofrem violência sexual antes dos 18 anos.
Além disso, a gravidez na adolescência é um problema sério na América Latina, que tem a segunda maior taxa de gravidez na adolescência do mundo: 2 em cada 10 gestações na região ocorrem em mulheres com menos de 20 anos de idade, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Diante desta realidade, a AHF criou o programa Girls Act, que funciona em 40 países onde a AHF atua. O Girls Act ajuda mulheres jovens a prevenir o HIV, a seguir o tratamento (caso vivam com o vírus), a manter os estudos e a evitar gravidezes não planeadas. Saiba mais sobre esta iniciativa em GirlsAct.org.
Sobre a AHF
A Aids Healthcare Foundation é a maior organização global contra o HIV/Aids, fornecendo atualmente cuidados e/ou serviços médicos a mais de 1,6 milhão de pessoas em 45 países, incluindo Estados Unidos e nações na África, América Latina e Caribe, região da Ásia/Pacífico e Europa Oriental. Para mais informações, visite nosso site www.aidshealth.org (www.ahfbrasil.com.br) e siga nossas redes sociais: Facebook (@aidshealth e @brasilAHF), X/Twitter (@aidshealthcare e @brasil_ahf) e Instagram (@aidshealthcare e @ahf.brasil).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Rodrigo Hilário: (21) 99204 2671
Gabriela Magalhães: (11) 99849 0252
[email protected]