Dezembro Vermelho: homens são maioria dos casos e óbitos por HIV/Aids no Recife

Rodrigo Hilario
Rodrigo Hilario

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Recife apontou que os homens foram os que mais se infectaram e morreram por causa do HIV/Aids em 2021. Além disso, o número de casos da doença também aumentou: de 2020 para 2021, os casos registrados cresceram em 24%, em pacientes do sexo masculino, com 515 e 640 notificações, respectivamente.

Vale ressaltar que a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Você pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de IST. O resultado sai em meia hora.

A Clínica do Homem do Recife, mantida pela AHF, funciona de segunda a sexta (exceto feriados), das 13h30 às 19h30. Fica na Rua Osvaldo Cruz, 342, no bairro da Soledade.

O espaço oferece gratuitamente os serviços de acolhimento, aconselhamento e testagem para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, consulta médica, atendimento de enfermagem e tratamento (para infecções sexualmente transmissíveis exceto HIV/aids).

Pessoas diagnosticadas com HIV/aids são encaminhadas para serviços de referência da rede pública de saúde.

Leia mais aqui