Ana Maria Braga fala sobre o câncer que teve por causa do vírus HPV: ‘É muito assustador’

Guilherme
Guilherme

Ela já falou várias vezes sobre câncer, mas somente agora a apresentadora Ana Maria Braga decidiu contar detalhes do segundo diagnóstico.

Fonte: G1

Era 2001 e logo que a Ana Maria Braga descobriu o câncer, o médico já explicou o que tinha provocado a doença: um vírus de três letras que, até então, ela desconhecia. “Era proveniente do HPV. Não tinha a mínima informação”, afirma a apresentadora.

No Brasil, apesar da disponibilidade da vacina pelo SUS há uma década, a adesão ainda é baixa, principalmente devido à desinformação. Ela é distribuída, para pessoas de 9 a 14 anos e para imunossuprimidos. Mas está sobrando dose nos postos.

A vacina para HPV também está disponível na rede privada para adultos, com custo de cerca de R$ 1 mil a dose. Pode ser tomada inclusive por quem já teve contato com o vírus.

O Fantástico conversou com algumas pessoas que expressam receio em relação à vacinação contra o HPV. Elas fazem referência a uma notícia que se espalhou em 2014, na primeira campanha, no Brasil, para combater o HPV. Nessa época, só meninas eram vacinadas. Meninos foram incluídos no calendário em 2017.

A cobertura vacinal contra o HPV no Brasil está abaixo dos 80% desejados pelo Ministério da Saúde. A vacina é dada em duas doses. A primeira tem um pouco mais de adesão, mas muita gente não aparece para tomar a segunda, principalmente os meninos.

Leia AQUI a reportagem completa