Pesquisar
Close this search box.

Casos de Aids crescem em jovens de 15 a 29 anos, alerta Ministério da Saúde

Picture of Rodrigo Hilario
Rodrigo Hilario

A nova edição do Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde mostra uma queda no número de novos casos da síndrome durante os últimos 10 anos no Brasil. No entanto, destaca o impacto da doença entre os jovens homens de 14 a 29 anos, único grupo em que, na contramão da tendência nacional, foi identificado um crescimento nos diagnósticos.

De modo geral, em 2021 foram 35.246 novos registros da doença causada pelo vírus HIV, número 18,5% menor que os 43.225 casos relatados em 2011. Entre os homens de 14 a 29 anos, porém, no mesmo período, a notificação de pessoas com Aids passou de 6.641 ao ano para 7.970 – aumento de 20%. Entre as mulheres, a tendência foi de queda, embora o total também seja expressivo.

Por isso, a pasta da Saúde lançou a campanha “Quanto mais combinado, melhor!”, para alertar os jovens sobre as formas de se proteger da contaminação pelo HIV. Ela chama a atenção, por exemplo, para a importância do uso combinado de métodos de prevenção, como preservativos, testagem regular e as profilaxias destinadas às pessoas em maior risco de exposição.

Leia mais aqui