A Clínica do Homem do Recife foi apontada pelo Ministério da Saúde como uma das cinco melhores experiências nacionais na prevenção combinada do HIV/aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Mantida pela Aids Healthcare Foundation, a unidade concorreu com outras 97 iniciativas de todo o país, selecionadas por edital público.
As experiências farão parte de uma publicação técnica, sistematizando boas práticas para orientar futuras ações no enfrentamento ao HIV/aids e às IST. Além disso, serão certificadas pela Plataforma IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4), em Brasília, o diretor médico da Clínica do Homem do Recife, François Figueiroa, destacou a importância do reconhecimento feito pelo Ministério da Saúde. “Toda nossa equipe da clínica ficou muito feliz com o reconhecimento e a oportunidade de expor nossa experiência para profissionais de todo o Brasil”, disse Figueiroa.
Aberta desde 2018, a clínica tem o objetivo de ampliar o acesso de homens, pessoas trans e travestis às ações de prevenção combinada, em parceria com as gestões locais do SUS (Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife).
O local oferece prevenção combinada, diagnóstico e tratamento para HIV e outras IST, como sífilis e gonorreia. A clínica também encaminha pacientes para uso de PrEP e PEP, que reduzem o risco de infecção antes e depois da exposição ao HIV; além de tratamento de hepatites virais.
O atendimento é 100% gratuito, sem estigma ou preconceito. A equipe reúne profissionais de medicina, enfermagem, psicologia, farmácia e especialistas em aconselhamento, vinculação e retenção de pacientes. Somente em 2024, foram realizados 6,9 mil testes de HIV, 5,9 mil de sífilis e 12,5 mil de hepatites B e C. Também no ano passado, a clínica distribuiu 84,5 mil unidades de preservativo (interno e externo) e 34,5 mil sachês de gel lubrificante.
A seleção foi realizada pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério, para valorizar e dar visibilidade a práticas que ampliam o acesso à prevenção, estimulam a inovação, promovem equidade e enfrentam o estigma e a discriminação.
Para Draurio Barreira, diretor do Departamento, a iniciativa reafirma o compromisso com o fortalecimento da resposta do Brasil ao HIV/aids e às IST. “Ao destacar práticas exitosas desenvolvidas por diferentes atores sociais, a ação contribui para a construção de uma rede de boas práticas em saúde, fundamental para avançar no cuidado às populações mais vulneráveis e para o alcance das metas de eliminação da aids como problema de saúde pública até 2030”.
Clínica do Homem do Recife
Endereço: R. Osvaldo Cruz, 342 – Soledade | Recife
Telefone/WhatsApp: (81) 3877-6680
De segunda a sexta (exceto feriados), das 13h30 às 19h30