Consulta pública sobre DoxiPEP vai até 19 de janeiro

Foto de Guilherme
Guilherme

Termina na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, o prazo para participar da consulta pública 104/2025 do Ministério da Saúde sobre a ampliação do uso do medicamento doxiciclina no Sistema Único de Saúde.

A chamada DoxiPEP é eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis bacterianas, como sífilis e clamídia, quando utilizada após a exposição a esses agentes.

A medicação é administrada em dose única no prazo de até 72 horas, funcionando como uma espécie de “pílula do dia seguinte” para essas infecções bacterianas.

“Mas é importante destacar que a DoxiPEP não protege contra o HIV ou outras infecções de origem viral, com hepatites. Além disso, o uso da DoxiPEP requer receita médica e acompanhamento profissional, já que ela não é indicada para uso frequente ou indiscriminado”, observa o diretor da AHF Brasil, Beto de Jesus.

Para participar da consulta pública, é preciso estar logado no site gov.br. Os relatórios com informações para especialistas e para o público geral, bem como o formulário para quem quiser contribuir estão disponíveis no site da Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Pesquisas internacionais mostram que a medida pode reduzir significativamente os casos de sífilis e clamídia e, em menor proporção, de gonorreia. Os principais beneficiados são os grupos mais vulneráveis a essas infecções, como homens gays, bissexuais e mulheres trans.