A Aids Heathcare Foundation (AHF) promove nesta quinta-feira, 4 de setembro, um webinário gratuito sobre o panorama do acesso na América Latina ao Cabotegravir e ao Lenacapavir, medicamentos injetáveis que podem revolucionar a prevenção e o enfrentamento do HIV/aids. Será a partir do meio dia, pela plataforma de reuniões virtuais Zoom, com tradução simultânea em português, espanhol e inglês. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Em agosto, especialistas, ativistas, parlamentares e representantes da indústria farmacêutica se reuniram em audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o futuro dos medicamentos de ação prolongada contra o HIV/aids, em sessão convocada pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
No centro do debate estavam os dois medicamentos, apontados como inovações capazes de revolucionar tanto a prevenção quanto o tratamento da infecção, mas cujo acesso amplo para a população esbarra, segundo a sociedade civil, em questões de preço, patentes e desigualdades sociais.
Juliana Givisiez, gerente de Advocacy da AHF Brasil, foi uma das participantes e destacou a necessidade de uso reacional do orçamento para viabilizar a oferta de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde.
“Há medicamentos que drenam mais da metade dos recursos públicos, em benefício da indústria farmacêutica. Então, como será possível viabilizar a entrada de medicamentos promissores em um cenário de recursos finitos, cortes e contingenciamentos? Precisamos de transparência e planejamento”, cobrou.
No Brasil, o Cabotegravir, que deve ser aplicado a cada dois meses, foi aprovado pela Anvisa em 2023 e está disponível para venda na rede privada.
O Lenacapavir, aplicado a cada seis meses, está em análise na Anvisa desde 2024 e não há previsão de quando estará disponível no país, seja na rede particular ou na rede pública.
WEBINÁRIO GRATUITO
“Panorama do acesso ao Lenacapavir e Cabotegravir na América Latina: barreiras, oportunidades e ação coletiva”
Quinta-feira, 4 de setembro de 2025
12h (horário de Brasília)
Modalidade: virtual via Zoom
Tradução simultânea: Espanhol – Inglês – Português
Inscrições gratuitas aqui