Homens que cuidam regularmente da saúde sexual podem facilitar o diagnóstico precoce, que aumenta chance de tratamento bem-sucedido
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove durante este mês a campanha Abril Lilás, que tem por objetivo de conscientizar os homens sobre o câncer de testículo. Ao contrário de outros tipos de tumor, que costumam surgir em pacientes mais velhos, o câncer de testículo atinge principalmente jovens em idade fértil, entre 15 e 35 anos.
A doença pode interferir na vida sexual e reprodutiva, e no desempenho de atividades sociais, como o trabalho e a prática de esportes. O diagnóstico, no entanto, é relativamente simples e está relacionado à capacidade dos homens conhecerem seus corpos e realizarem o autoexame regularmente.
Em comparação com o ovário, que é um órgão interno, o testículo é externo e tem uma consistência semelhante à do globo ocular. Isso facilita, segundo especialistas, a detecção de possíveis problemas.
Karin Anzolch, da SBU, diz que é fundamental orientar os homens, principalmente adolescentes e adultos jovens, sobre a necessidade de apalpar os testículos e região genital regularmente, procurando atendimento médico ao menor sinal de inchaço, nódulos ou pontos doloridos na região. A médica também lembra a importância de manter a higiene genital, a fim de prevenir o câncer de pênis.
Em Pernambuco, a AHF Brasil mantém a Clínica do Homem do Recife, um espaço dedicado à saúde sexual masculina. Beto de Jesus, diretor da AHF Brasil, reforça a importância da campanha Abril Lilás.
“Existe ainda um estigma quando se trata da saúde dos homens. A AHF busca quebrar essa barreira de forma acolhedora e sem preconceito, com atendimento humanizado. Cuidar da saúde sexual, usando preservativo e outros métodos preventivos, e fazendo testagem regularmente é também uma oportunidade de, estando em uma consulta médica, identificar sinais de câncer de testículo. Quanto mais cedo qualquer diagnóstico, maiores as chances de um tratamento bem-sucedido”, diz Beto de Jesus.
Inaugurada em 2018, a Clínica do Homem do Recife oferece testes de HIV, sífilis, hepatites B e C; orientação e prevenção; e tratamento de HIV, sífilis, gonorreia e outras infecções sexualmente transmissíveis. A clínica funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 13h30 às 19h30. O endereço é Rua Osvaldo Cruz, 342 – Soledade.
A AHF Brasil mantém, ainda, a Clínica Comunitária de Saúde Sexual em São Paulo, voltada para a população geral. Fica na Rua Pedro Américo, 52 – República; e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h30 às 18h30.